sábado, 5 de fevereiro de 2011

Manual de Verão: Protetor Solar.

As férias estão acabando, mas o verão ainda está aqui, firme, forte e quente. E isso significa que devemos cuidar melhor da nossa pele, e isso começa com o uso do protetor solar. Vou explicar, vem comigo!


Seu tipo de pele:
Cada tipo de pele merece um tipo de proteção diferente. Portanto, antes que levar o mais barato ou o semelhante ao da amiga, é bom analisar qual é melhor para você.
Para peles oleosas, os dermatologistas indicam o uso de protetor solar em gel, porque a absorção é mais imediata e não engordura mais a pele, evitando o aparecimento de mais acnes, devido a oleosidade excessiva.
Já para peles secas, a dica é abusar de filtro solar que contenha algum hidratante junto, que assim evita o ressecamento da pele e a descamação da mesma.
E mocinhas de peles sensíveis fiquem longe de filtro solar que contenha fragrância, corantes e que contenham ácido PABA. 


Fator de proteção:
Reza a lenda, que protetor solar com fps maior que 30 é um desperdício e blábláblá. Não caia nessa. O que acontece é que: a partir de 30, diferença quanto a proteção contra a queimadura é quase imperceptível. Mas, existe duas coisa que se chamam: Raios UVB ( que causam a vermelhidão da pele) e os raios UVA ( que causam o envelhecimento da pele e por penetrarem tão profundamente na pele predispõem a pele ao surgimento de câncer),que causam alguns males a saúde, e são sobre esses dois tipos de radiações que os fatores de proteção acima de 30 agem, por isso, quanto maior o fator de proteção maior a proteção contra a radiação e seus males.


Quando usar protetor solar:
Sempre! Mesmo que seja para uma festa noturna, você deve usar protetor solar. Luzes artificiais também fazem mal para a pele, claro, não tanto quando o sol, mas fazem. Por isso, sempre antes da maquiagem passe o protetor solar.

Rosto e corpo:
Assim como cada pele merece uma atenção diferenciada, cada área do seu corpo também merece. Não é aconselhado usar o protetor solar de corpo no rosto, ás vezes, a pele do rosto é diferente da pele do corpo, uma pode ser seca e outra oleosa e o tratamento igual para 'problemas' diferentes não é muito eficaz.

Cabelo também merece proteção:
Não é só sua pele que sofre com o calor, sal e radiação, suas madeixas também precisam de cuidado especial. Você não que ficar com fios desbotados, sem vida, ressecados e com o couro cabeludo descascando, quer? então, não esqueça do creme protetor para os cabelos. Mas, isso não substitui aquela hidratação semanal.

Bronzeador:
Deixa eu já falar que bronzeador NÃO protege a pele, ele ajuda na produção de melanina para dar a cor mais rápido, não protege.

Pós-sol:
Tem a função de hidratar e acalmar a pele, mesmo quando você não se queimou é bom passar, cuidado nunca é demais. 

A associação brasileira de defesa ao consumidor testou 10 marcas de protetores solares corporal e aprovou duas, L'óreal solar e cenoura&bronze. Entre as reprovadas estão:Avon Sun, Banana Boat Bloqueador Solar Ultra, Coppertone Loção, Episol Loção Oil Free, La Roche-Posay, Nívea Sun Loção Solar Protetora, Sundown Suncomplex e Natura fotoequilibrio (que apesar de não resistente na água, foi aprovado em melhor hidratação).

Dicas de proteção:

Labial: Stick FPS 50da Avène e Protetor labial FPS 15 da Adcos.
Capilar: Creme protetor de UV da Natura Plant.
Bronzeador: Protect&Bronze FPS 30da Nivea.
Proteção sem gordura: Ultra Sheer Face FPS 70 e Minesol Antioxidant Sérum  FPS 30 da Roc.
Pós-Sol: Pós Sol de Aloe Vera da Sundown

(Dicas de proteção da Vogue nº 389)






Vai ter que mudar o protetor ou escolheu certinho? 

Beijinhos:*
.

Nenhum comentário: